Executivo apela ao BM maior celeridade no processo de elaboração do Plano Director do Corredor do Lobito

No decorrer da sessão de abertura ocorrida desta segunda-feira na sede do Ministério do Planeamento, das reuniões técnicas que estão a ser realizadas para avaliar o grau de execução do Projecto “Diversifica Mais”, o Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, apelou à delegação do Banco Mundial ser necessário imprimir maior celeridade na execução do Plano Director do Corredor do Lobito.

Segundo Ivan dos Santos, já existem manisfestações de investimentos ao longo daquele corredor ferroviário, não havendo um quadro claro para a canalização deste interesse e daí a urgência da conclusão do Plano Director.

O Secretário de Estado disse ainda que, da parte da ARCCLA, da Unidade de Implementação do Projecto “Diversifica Mais”, da Direcção Nacional das Parcerias Publico Privadas (MINPLAN), já foram dados alguns passos necessários para a concepção dos termos de referência para que se produza um documento final bem estruturado. No mesmo espírito, apelou à delegação do Banco Mundial maior celeridade na validação dos mesmos no sentido de se reduzir o prazo para lançar no mercado, a contratação de serviços de consultoria para a execução do Plano Director do Corredor do Lobito.

No âmbito do Projecto “Diversifica Mais”, a elaboração do Plano Director do Corredor do Lobito acontece  como uma actividade prioritária da segunda componente, que, prevê a realização de investimentos estruturantes em infra-estruturas produtivas, na ordem dos 130 milhões de dólares,  através das Parcerias Público-Privadas.

Portanto, o Plano Director do Corredor do Lobito deverá, entre outros, desenvolver e adoptar um quadro global para a avaliação da viabilidade e estruturação de plataformas logísticas, polos industriais, bem como de quaisquer subprojectos e infra-estruturas.

Durante 5 dias, a missão do Banco Mundial, na qualidade de instituição financiadora e supervisora, a par das reuniões desta segunda-feira, continuará a manter encontros com a coordenação e especialistas da Unidade de Implementação do Projecto “Diversifica Mais”.

A auscultação do Banco Mundial ao Projecto vai abranger igualmente encontros técnicos de alinhamento com outros departamentos ministeriais, órgãos de tutela de várias agências implementadoras do Projecto “Diversifica Mais” tais como, o Ministério da Indústria e Comércio e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram