Perguntas Frequentes
O Projecto "Diversifica Mais" é uma iniciativa estratégica do Ministério do Planeamento da República de Angola, financiado pelo Banco Mundial, cuja finalidade é desenvolver acções estruturantes no sector não petrolífero voltadas para a aceleração da diversificação da economia angolana e, assim, reduzir a dependência do sector petrolífero.
O Projecto “Diversifica Mais” tem como objectivo de desenvolvimento o de aumentar o investimento privado e o crescimento resiliente no contexto das micro, pequenas e médias empresas em cadeias de valor não petrolíferas, com particular foco no Corredor do Lobito. O processo de implementação assenta sob 3 pilares estruturantes denominados por Componentes:
- (1º) Melhoria do ambiente regulatório e institucional para o comércio, criação e crescimento de empresas, serviços financeiros, especialmente para as empresas de propriedade/dirigidas por mulheres,
- (2) Catalisação de investimentos públicos e privados em infraestruturas produtivas,
- (3) Melhoria do acesso ao financiamento e das capacidades das empresas.
O Projecto vai ser implementado num período de 6 anos, de Janeiro de 2024 a Dezembro de 2029.
O Projecto D+ vai ser implementado em todo o país, com particular foco na região geográfica atravessada pelo Corredor do Lobito que abrange 4 províncias do país, Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
O Projecto D+ visa desenvolver acções estruturantes promotoras de actividades económicas em todos os sectores da economia nacional com a excepção do sector petrolífero. A exclusão do sector petrolífero do escopo do Projecto D+ deve-se à sua principal aposta: diversificação da economia e, assim, contribuir para a redução da dependência da economia angolana no petróleo.
Os principais beneficiários directos do Projecto são empresas angolanas, em particular as MPME, Micro, Pequenas e Médias Empresas. Estima-se que 18 mil MPME’s novas e existentes beneficiarão de:
- Requisitos simplificados para o Comércio Externo, criar e operar os seus negócios, e acesso a serviços financeiros, incluindo através de plataformas digitais;
- Apoio a serviços e capital de qualidade para melhorar as suas capacidades, acesso a mercados, tecnologias, incluindo para se adaptarem aos impactos das alterações climáticas e para se integrarem nas cadeias de valor;
Melhor acesso aos serviços públicos para a criação e operação de empresas, e às infraestruturas produtivas desenvolvidas com o apoio do projecto;
- Importadores e exportadores beneficiarão de uma melhor automatização e instalações fronteiriças, levando a processos comerciais mais previsíveis;
E outros…
Espera-se um crescimento económico mais equilibrado em diferentes sectores, redução da vulnerabilidade às flutuações do sector petrolífero e a criação de novas oportunidades de negócio, emprego e desenvolvimento regional.
A população local vai se beneficiar com a criação de empregos, oportunidades de negócios e com a melhoria das infraestruturas regionais, além de terem a possibilidade de participar em programas de capacitação e desenvolvimento promovidos pelo Projecto D+.
Promove a contratação de bens e serviços no sector privado, gerando novos empregos e fortalecendo as MPME em Angola.
Não encontrou a resposta? Pergunte-nos.
Estamos aqui para ajudar! Deixe-nos saber as suas perguntas ou preocupações, e faremos o nosso melhor para fornecer as informações necessárias. Nossa equipe está comprometida em oferecer suporte e orientação para resolver suas dúvidas da melhor maneira possível.
info@diversificamais.ao
921 986 767