O Corredor do Lobito

O Corredor do Lobito

O Corredor do Lobito é uma rota estratégica para a dinamização das potencialidades da diversificação económica da República de Angola. A linha férrea de Benguela percorre 1.344 quilómetros desde o porto do Lobito até ao Luau, província do Moxico, zona fronteiriça com a RDC.

O CL atravessa quatro províncias angolanas, Benguela, Huambo, Bié e Moxico), ligando 40 por cento da população do país, potenciando investimentos de grande envergadura na agricultura e comércio. E as quatro províncias atravessadas pelo Corredor do Lobito fundamentais para o desenvolvimento agrícola com cadeias de valor em cereais como o milho, soja, trigo e arroz, tubérculos, feijões, legumes e frutas.

O Corredor do Lobito é internacionalmente conhecido como a rota dos 2 oceanos, dado que liga por terra o Atlântico e o Índico. Por conseguinte, é a principal rota alternativa para os mercados de exportação de países como a Zâmbia e a RDC, pois que, oferece uma rota mais curta para as principais regiões mineiras dos dois países encravados pelo Oceano Índico.

O Corredor do Lobito vai criar oportunidades para o desenvolvimento de pequenos negócios adjacentes ao transporte ferroviário e uma alternativa ferroviária competitiva face ao transporte rodoviário, um pressuposto que faz sentido para o Projecto “Diversifica Mais”.