Benefícios para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME)
Os Beneficiários do Projecto
Os principais beneficiários directos do projecto são empresas angolanas, em particular as Micro, Pequenas e Médias Empresas, MPMEs. Estima-se que 18 mil MPMEs novas e existentes beneficiarão de:
I) Requisitos simplificados para comércio externo, criar e operar os seus negócios, e acesso a serviços financeiros, incluindo através de plataformas digitais;
II) e, apoio a serviços e capital de qualidade para melhorar as suas capacidades, acesso a mercados, e tecnologias, incluindo para se adaptarem aos impactos das alterações climáticas e para se integrarem em cadeias de valor.
As empresas nas províncias do Corredor do Lobito também beneficiarão de um melhor acesso aos serviços públicos para a criação e operação de empresas, e às infra-estruturas produtivas desenvolvidas com o apoio do projecto.
Os importadores e exportadores beneficiarão de uma melhor automatização e instalações fronteiriças, levando a processos comerciais mais previsíveis. Em particular, os pequenos comerciantes, incluindo os informais, beneficiarão de procedimentos e intervenções simplificadas com o objectivo de reduzir o assédio nos postos fronteiriços, especialmente para as mulheres comerciantes.
O Projecto D+ na Perspectiva do Género
As empresas detidas/dirigidas por mulheres também beneficiarão de intervenções direccionadas para aumentar o acesso ao financiamento e às competências, e para lidar com constrangimentos específicos de género relacionados com a mentalidade empreendedora e o acesso à informação, entre outros. Os prestadores de serviços de desenvolvimento empresarial beneficiarão de assistência técnica para a melhoria da qualidade e oportunidades de negócio. Os PFI beneficiarão da mitigação dos riscos.