Parceiros

Banco Mundial D+

O Banco Mundial traz experiência e poder de convocação para apoiar a agenda de diversificação económica de Angola através do desenvolvimento do sector privado.

O Banco Mundial tem competência técnica para enfrentar múltiplos constrangimentos ao desenvolvimento do sector privado, incluindo com uma abordagem espacial, como o Programa de Desenvolvimento Local do Alto Egipto (P157395), e mais recentemente alavancando investimentos em infra-estruturas em corredores de transporte para atrair investimento e desenvolver cadeias de valor, como o Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (P164847) em Moçambique e no Malawi.

Visando a diversificação económica, o objectivo do governo é investir em corredores económicos, com enfoque no Corredor do Lobito, contando fortemente com a participação do sector privado. Daí a importância da experiência do Banco Mundial para alavancar estes esforços de construção de cadeias de valor sustentáveis e a capacidade e resiliência das empresas. Com o seu vasto envolvimento em Angola, o Grupo Banco Mundial serve de parceiro de convocação para integrar outras actividades no sentido do desenvolvimento do sector privado e da diversificação económica.

Através de actividades passadas e existentes, o Banco Mundial construiu fortes relações com a maioria dos actores activos nesta agenda, incluindo entidades governamentais, empresas privadas, empresários e outros intermediários do ecossistema, bem como parceiros internacionais de desenvolvimento, tais como a União Europeia, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e doadores bilaterais.