O Representante do Banco Mundial em Angola e São Tomé e Príncipe, baseado em Luanda, Juan Carlos Alvarez, disse, durante a visita que efectua à província do Huambo, que o órgão que representa vai dedicar um maior engajamento aos projectos que está a financiar em Angola, onde se destaca, o “Diversifica Mais”, pela importância que o mesmo tem ao longo do Corredor do Lobito.
Juan Carlos explicou ser fundamental que todos os projectos em execução e financiados pelo Banco Mundial estejam mais integrados e engajados uns com os outros em todos os diversos sectores.
Por isso, em decorrência dos trabalhos de supervisão ao Projecto Diversifica Mais, o Representante do Banco Mundial fez-se acompanhar, nesta visita à província do Huambo, de todos os 20 gestores que correspondem ao total de projectos que estão a ser financiados e executados em Angola, onde já foram investidos pouco mais de 4,4 mil milhões de dólares norte-americanos.
Durante a audiência concedida no Domingo, 13, pelo Governador da Província do Huambo, Juan Carlos disse que é a primeira vez que a instituição que representa realiza uma visita desta natureza, com todos os gestores dos projectos, onde se destaca a gestora do Projecto “Diversifica Mais”, Sunita Varada, que, desde o passado dia 7, está a desenvolver actividades de acompanhamento e supervisão junto da Unidade de Implementação do Projecto e órgãos implementadores do Estado.
A visita foi organizada conjuntamente com os órgãos do Executivo, parceiros do Banco Mundial nos diferentes projectos, a saber, Ministério do Planeamento, Coordenação da Unidade de Implementação do Projecto, ARCCLA (Ministério dos transportes) e o IDIIA (Ministério da Indústria e Comércio).
O Huambo é uma das províncias-chave no processo de implementação do Projecto Diversifica Mais focado no Corredor do Lobito.
Por isso, o Representante do Banco Mundial em Angola entende que, pela importância do Projecto “Diversifica Mais”, deve existir maior integração e mais sinergias em diferentes sectores, “para que as acções sejam mais integradas e não isoladas”, disse. Explicou que só assim é que os diferentes projectos em execução no país, desde no sector das águas, saúde, acesso digital, agricultura, educação e os demais podem falar entre si”.
Por sua vez, o Governador da Província do Huambo congratulou-se com a visita da delegação do Banco Mundial. Na ocasião, Pereira Alfredo apelou à delegação do Banco Mundial para que se prestasse uma atenção especial às infra-estruturas consideradas como “a menina dos olhos bonitos do Huambo”, no caso, o Pólo de Desenvolvimento Industrial e a Plataforma Logística da Caála.
Para o governante, com a concretização das infra-estruturas acima referidas começarão a ser visíveis os impactos positivos que se esperam de um projecto da
dimensão do “Diversifica Mais” ao nível da província que dirige. Pereira Alfredo espera igualmente que o projecto dê também atenção ao empresariado local. “Neste contexto, queremos começar a colher os frutos do “Diversifica mais”, disse.
Por conseguinte, Juan Carlos Alvarez assegurou ao Governador que, no âmbito do Diversifica Mais, o Banco Mundial vai engajar-se para a concretização de acções para o Pólo de Desenvolvimento Industrial e para a Plataforma Logística da Caála.