“DIVERSIFICA MAIS” abre concurso para contratar serviços de consultoria para implementar o Plano de Desenvolvimento Institucional do Fundo de Garantia de Crédito

O Projecto “Diversifica Mais” lançou no dia 29 de Janeiro um concurso para contratar serviços de consultoria para apoiar a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e desenvolvimento do Sistema de Garantia de Crédito de Angola.

O período de vigência para a apresentação de manifestações de interesse estende-se até ao dia 17 de Fevereiro do corrente.    

A contratação de serviços de consultoria tem como finalidade assessorar a equipa de gestão do FGC no reforço das competências institucionais, orientando-se por boas práticas internacionais na gestão de Fundos de Garantias de Crédito de natureza pública.

O objectivo é aumentar o impacto relativamente ao número de Micro, Pequenas e Médias Empresas com acesso reduzido ao crédito que venham a beneficiar de empréstimos bancários a coberto da garantia da linha Diversifica Mais, no âmbito da injecção de capital que o projecto assegurou para o FGC.

A empresa de Consultoria deverá assessorar a equipa de Gestão do FGC no processo de definição da estratégia e dos objectivos económicos, financeiros e operacionais da instituição, na melhoraria da estrutura organizacional e do modelo de negócio, no reforço das políticas e regulamentos internos, na monitorização e gestão de riscos e na implementação da política de investimentos do FGC e melhoria da gestão de tesouraria.

A execução do Plano de Desenvolvimento Institucional do FGC enquadra-se nas actividades da subcomponente 3B – Partilha do Risco para Promover Empréstimos a Empresas Solventes, que constitui uma das acções estruturantes do projecto.

O Projecto “Diversifica Mais” vai atribuir um total equivalente a 80 milhões de dólares dos Estados Unidos da América, dos quais 48 milhões já foram desembolsados, para financiar a capitalização de um esquema de garantia de crédito gerido pelo FGC dedicado à promoção de empréstimos por instituições financeiras participantes.

O Projecto “Diversifica Mais” surge de um acordo de financiamento entre o Governo angolano e o Banco Mundial e tem como objectivo aumentar o investimento privado e o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) em sectores não-petrolíferos, com foco no corredor do Lobito (províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico).

Para mais informações sobre a contratação queira por favor aceder aos documentos nos links abaixo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram