“Diversifica Mais” capacita técnicos de entidades parceiras em Monitorização e Avaliação

O Projecto Diversifica Mais promoveu, entre os dias 22 e 24 de Abril, uma acção formativa sobre os “Fundamentos, Instrumentos e Procedimentos de Monitorização e Avaliação”, dirigida a técnicos do Ministério do Planeamento – órgão de tutela – e de várias entidades parceiras do Projecto.

Com mais de 20 participantes, a formação teve como objectivo fortalecer as capacidades técnicas dos profissionais directamente envolvidos na recolha e gestão de dados, bem como daqueles responsáveis pela transmissão de informações no âmbito da implementação do Projecto.

A acção formativa atingiu plenamente os seus objectivos, conforme demonstram os resultados da avaliação final. Os dados recolhidos indicam um índice de satisfação global de 100% entre os participantes, dos quais 80% classificaram a formação como “muito satisfatória” e os restantes 20% como “satisfatória”. Os números reflectem o impacto positivo da iniciativa e a sua relevância para o reforço das capacidades institucionais no âmbito da implementação do Diversifica Mais.

A formação revelou-se de elevada importância estratégica, considerando as metas definidas pelo Projecto Diversifica Mais no âmbito da sua missão de acelerar a diversificação da economia angolana. Nos próximos cinco anos de implementação, por exemplo, o projecto estima emitir 3.600 Títulos de Superfície, correspondendo a uma média de 900 títulos por província abrangida pela iniciativa.

No sector privado, prevê-se o diagnóstico de mais de 2.000 empresas, com o objectivo de capacitar cerca de 10% desse universo empresarial, impulsionando o fortalecimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Em termos de infra-estruturas, o Diversifica Mais ambiciona mobilizar até 130 milhões de dólares norte-americanos para o financiamento de infra-estruturas de última milha, bem como estimular o investimento privado através de modelos de parcerias público-privadas (PPP), particularmente na alocação de plataformas logísticas e polos industriais.

A formação reveste-se, assim, de carácter fundamental para garantir a monitorização e avaliação eficazes dos dados gerados ao longo do processo de implementação destas e de outras acções estruturantes do projecto.

A formação foi ministrada pela Especialista em Monitorização do Projecto, Ana Paula Fontaínhas Mendes, que abordou conteúdos estruturantes, como o diagnóstico de problemas e a determinação de projectos de desenvolvimento, a Teoria da Mudança, bem como instrumentos e procedimentos de monitorização, avaliação e aprendizagem em projectos.

Segundo a formadora, o principal propósito da acção foi permitir que os técnicos apliquem os conhecimentos adquiridos de forma transversal, mesmo em contextos fora do âmbito estrito do Diversifica Mais. “A Teoria da Mudança é uma ferramenta essencial para o planeamento estratégico e a gestão orientada para resultados de qualquer projecto ou programa de desenvolvimento”, sublinhou.

No módulo dedicado aos instrumentos e procedimentos de monitorização, recolha e garantia da qualidade da informação, os participantes adquiriram competências que asseguram maior precisão e consistência na produção e recolha de dados essenciais para medir o progresso da implementação do Projecto “Diversifica Mais”, permitindo que a gestão do Projecto tome decisões baseadas em evidências reais, mantendo a trajectória para o alcance dos resultados.

A acção formativa contribuiu igualmente para reforçar a articulação interinstitucional e promover a partilha de experiências entre as entidades envolvidas.

Entre os participantes estiveram técnicos do Ministério do Planeamento, do Ministério da Indústria e Comércio, do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, da Administração Geral Tributária (AGT), do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), da Comissão Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC) e do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram