Entidades do Governo Provincial do Huambo expectantes com o impacto da formação A&S promovida pelo Projecto “Diversifica Mais”

Entidades do Governo da Província do Huambo receberam, em audiência, na passada terça-feira, 11 do corrente, a equipa de especialistas da Unidade de Implementação do Projecto (UIP) “Diversifica Mais” no âmbito das acções formativas sobre questões Ambientais & Sociais que acontecem em sede do projecto em referência em dois municípios daquela província, Huambo e Caála.

Durante o primeiro dia de trabalho, a equipa de especialistas da UIP manteve dois encontros, o primeiro dos quais com o Vice-governador da província do Huambo para os Serviços Técnicos e infraestruturas, Edgar Marcelino e o segundo com a Directora do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Anacleta Sassango.

No que toca à formação sobre as questões Ambientais e Sociais, as entidades locais manifestaram estar expectantes que os conhecimentos que estão a ser adquiridos pelas partes interessadas locais venham a ter reflexos concretos na vida da província.

Por seu lado, a equipa de especialistas confirmou que os objectivos estruturantes do projecto estão alinhados com as expectativas de desenvolvimento da província do Huambo.

Por isso, os especialistas asseguraram aquelas entidades que muitas acções do Projecto seguem a bom ritmo, havendo já algumas em estado avançado, como é por exemplo o caso do apoio na aquisição de meios, material informático e técnico ao IGCA – Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, órgão que em sede do Projecto tem a responsabilidade de proceder ao mapeamento e cadastramento de terras nas regiões ao longo do Corredor do Lobito, incluindo naturalmente a Província do Huambo.

 Também nesta província do Planalto Central, foram iniciadas recentemente as obras de reabilitação do Gabinete Único das Empresas (GUE), que irão ser concluídas no prazo máximo de 120 dias e uma vez finalizadas, irão concorrer para uma melhoria considerável no processamento e registo de empresas ao nível da Província.

A equipa realçou igualmente que, ao nível da província do Huambo, já decorrem estudos para as obras na área em que vai ser instalada a Plataforma Logística da Caála, onde numa primeira fase se prevê, por exemplo, a implementação de uma solução transitória para o armazenamento de produtos agrícolas, ainda antes da construção da própria infraestrutura técnica da Plataforma.

Após as audiências, a equipa da UIP do Projecto Diversifica Mais, deu início às actividades de formação que, no primeiro dia, tiveram uma adesão considerável em ambos os municípios, Huambo e Caála, onde de entre os participantes, se podem destacar as presenças de seis administradores municipais, de autoridades policiais e também de técnicos ambientais.

Até ao dia do encerramento, no dia 14 do corrente, a equipa prevê capacitar cerca de 200 (duzentas) pessoas em diferentes sectores de actuação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram