Especialista de Monitorização & Avaliação do Projecto “Diversifica Mais” capacita técnicos do projecto e das entidades implementadoras

No âmbito das actividades do projecto, acções formativas internas e dirigidas aos parceiros de implementação têm sido levadas a cabo pelas áreas especializadas do projecto. É assim que, a Unidade de Implementação do Projecto está a promover desde o passado dia 18 do corrente mês, várias acções formativas sobre Monitorização & Avaliação de Projectos.

As acções formativas estão a ser ministradas pela Especialista em Monitorização & Avaliação do Projecto, Ana Mendes, que esteve nesta terça-feira, 27, nas instalações do INAPEM onde capacitou funcionários daquela instituição em razão da matéria.

A finalidade destas formações é dotar a equipa da Unidade de Implementação do Projecto, os parceiros de implementação e as outras partes interessadas do Projecto com conhecimento sobre os procedimentos e instrumentos de monitorização de projectos. Especialistas, assistentes técnicos, gestores provinciais do projecto e quadros das instituições implementadoras, estão entre os principais beneficiários destas acções de formação.

Entre as agências parceiras implementadoras do projecto que têm estado a beneficiar de formação podemos destacar o IMA (Instituto de Modernização Administrativa), a AGT (Administração Geral Tributária), a CNFC (Comissão Nacional de Facilitação do Comércio de Angola) e o INAPEM (Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Os processos de formação, particularmente nas áreas de monitorização e avaliação, questões ambientais e sociais e parcerias público-privadas, estão entre os que têm mais aplicabilidade directa na implementação do projecto. Numa primeira fase, estão sobretudo a beneficiar da formação os órgãos centrais das instituições parceiras, mas o processo será contínuo e irá naturalmente estender-se a todas as províncias do corredor do Lobito, foco principal do projecto.

Relembramos que o Projecto de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego (Diversifica Mais) tem como objectivo fundamental aumentar o investimento privado e o crescimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) em cadeias de valor não petrolíferas, particularmente no Corredor do Lobito.

Este Projecto pretende apoiar o desenvolvimento do sector privado i) para promover a diversificação económica de uma forma sustentável e geograficamente mais equilibrada; e ii) para criar mais empregos no sector privado através da redução de barreiras ao investimento e ao crescimento das empresas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram