Fazenda Mungo revela-se como um potencial cliente para a Plataforma Logística da Caála

A delegação que efectuou o ingente trabalho de prospecção aos potenciais clientes da futura Plataforma Logística da Caála, de 26 a 30 do mês transato, às Províncias da Huíla, Huambo e Bié constatou in loco a dimensão e potencial agrícola da fazenda Mungo.

A visita à fazenda Mungo deu por concluído o trabalho de prospecção relativo ao levantamento das infra-estruturas de última milha importantes para os potenciais clientes da PL da Caála.

Localizada no município do Mungo, província do Huambo, a fazenda Mungo posiciona-se como um dos clientes-âncora da Plataforma Logística da Caála pela sua dimensão e potencial.

A iniciativa agrícola de carácter privado faz igualmente parte do cluster do abacate que integra todos os principais produtores de grandes volumes de abacate e que é liderado por uma empresa holandesa.

A Fazenda ocupa uma área de 2500 hectares, 250 dos quais já estão dedicados a produção do abacate (variedade hass), tido como o de melhor qualidade pelo seu potencial para o mercado externo (exportação), visto ser uma variedade híbrida (comprada em forma de muda clonada) que possui mais gordura e menos água que o abacate tropical, tornando-o mais cremoso e rico em sabor.

Durante a visita de constatação, o proprietário da Fazenda Mungo, Chris Masters (foto), disse que um dos principais constrangimentos que a fazenda enfrenta é a estrada de acesso, com uma extensão de pouco mais de 25 km em terra batida.

E, ao longo da sua extensão, a referida via de acesso possui 7 pontes e está bastante degradada, apesar dos esforços da própria fazenda em manter a via transitável. Por isso, Chris Master deixou à consideração do Projecto “Diversifica Mais” o apoio para a reparação parcial desta via de acesso.

Outra das necessidades em termos de infra-estruturas vai ser a instalação de um entreposto, em área própria da Fazenda, localizada logo no início da estrada secundária de acesso, para recolha e conservação dos produtos colhidos antes do envio para os grandes centros de distribuição como a PL da Caála. Dos produtos destaca-se o abacate, mas também a macadâmia, as mudas de árvores e outros produtos agrícolas. Este entreposto irá servir não apenas a fazenda Mungo, mas também os pequenos produtores e outras fazendas da região.

A conclusão dos trabalhos da missão vai culminar com a compilação das informações recolhidas, tanto na Fazenda Mungo, como nos outros clientes-âncora da Plataforma Logística da Caála.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram