Plataforma Logística da Caála: solução transitória avança a bom ritmo

A execução da solução transitória da Plataforma Logística da Caála, Província do Huambo, financiada pelo Projecto Diversifica Mais, que se consubstancia na instalação de 15 contentores frigoríficos destinados ao armazenamento e conservação da produção agrícola, decorre a bom ritmo, tendo já sido iniciadas as obras para instalação dos contentores e dos serviços de gestão e de apoio necessários.

O investimento está orçado em cerca de 1,3 milhões de dólares americanos e foi concebido para funcionar de forma totalmente autónoma, sendo os contentores equipados com painéis solares e sistemas de baterias, assegurando auto-suficiência energética.

A Plataforma da Caála é considerada, no âmbito do Projecto Diversifica Mais, um projecto “first mover”, do ponto de vista das acções de investimento em infra-estruturas produtivas no Corredor do Lobito, pela sua importância na diversificação económica, fortalecimento da cadeia de valor agrícola e na criação de emprego. Este projecto de instalação desta solução de armazenamento condicionado em ambiente controlado está sob tutela da Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística (ARCCLA).

Especialistas do Banco Mundial, acompanhados de representantes da ARCCLA e da Unidade de Implementação do Projecto, visitaram na última semana de Setembro o local e confirmaram a evolução positiva dos trabalhos, que incluem montagem do estaleiro, escavações, compactação de fundações e preparação para a construção de muros de contenção e vedação.

A solução foi apresentada publicamente pela ARCCLA durante a Expo-Huambo 2025, como resposta imediata às necessidades logísticas do sector agrícola, enquanto se aguardam a criação das condições para o início das obras de construção definitiva da infraestrutura de base da Plataforma Logística e do ramal e terminal ferroviário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp