PROJECTO DIVERSIFICA MAIS CAPACITA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS EM PARCERIA PÚBLICO-PRIVADAS

A Unidade de Implementação do Projecto “Diversifica Mais”, (Projecto de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego), realizou com êxito, em Luanda, na sede do Ministério do Planeamento, de 16 a 26 Julho, a acção de capacitação de cariz internacional sobre Parcerias Públicos Privadas financiado pelo Banco Mundial.

Assim, um total de 35 funcionários de diferentes órgãos do Estado como MINPLAN, MTTICS, MINFIN, ARCCLA, Governos provinciais de Benguela, Huambo, Bié e Moxico viram os seus conhecimentos elevados com a Certificação Profissional em Parceria Público-Privada, tendo  74% dos participantes recebedido o diploma de certificação internacional.

Com a presente certificação, estabeleceu-se uma base comum de conhecimentos sobre PPPs e CONCESSÕES no seio dos funcionários públicos visados. Deste modo, comportam agora competências elementares para contribuirem para uma melhor eficácia no desempenho de projectos de investimento privado em infraestruturas públicas. Estão igualmente habilitados, a definir de facto uma iniciativa PPP e perceber as tipologias de projectos PPPs bem como compreender quais os factores fundamentais para a implementação de um projecto desta modalidade.

A Certificação Profissional em Parecerias Público Privadas, CP3P, aconteceu em sede do processo de implementação do Projecto Diversifica Mais  e no âmbito do Acordo celebrado entre o Governo de Angola e o Banco Mundial. O projecto prevê o financiamento a infra-estruturas produtivas ao longo do Corredor do Lobito na modalidade de Parcerias Público-Privadas (PPP).

A Certificação compreende 3 módulos: 1) FOUNDATION, 2) PREPARATION STAGE e 3) EXECUTION STAGE. Nesta formação, os  funcionários públicos concluíram módulo 1 – foundation. Trata-se da aprendizagem de todos os conceitos sobre PPP (Parcerias Público-Privadas) e outros temas relaccionados.

O CP3P é uma inovação do Grupo Banco Mundial junto com Banco Interamericano de Desenvolvimento em pacerias com outras instituições financeiras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram