Projecto “Diversifica Mais” decorre a um nível satisfatório

O Projecto que visa a aceleração da diversificação da economia e a criação de emprego decorre a ritmo favorável e está com um grau de execução satisfatório desde a data da sua implementação, a 10 de Janeiro do corrente ano, segundo explicações do Director do Projecto, Laércio Cândido.

Com quase 10 meses de implementação, o Projecto “Diversifica Mais” recebe, 07 de Outubro, uma visita de supervisão e apoio de uma delegação do Banco Mundial chefiada pela especialista Sunita Varada, tendo a sua delegação participado numa reunião técnica liderada pelo Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques do Santos, evento que abre o processo de consultas com as autoridades nacionais e as agências de implementação do projecto.

O Projecto é fruto de um acordo de financiamento estimado em 300 milhões de dólares, celebrado entre o Governo angolano e o Banco Mundial, na qualidade de entidade financiadora e tem a tutela do Ministério do Planeamento.

Assim, a Unidade de Implementação do Projecto e a Delegação do Banco Mundial, vão, durante a semana que decorre, fazer o ponto de situação de cada componente das quatro que sustentam o projecto.

Segundo Laércio Cândido (na foto), Director do Projecto que também exerce a função de Director Nacional para o Investimento Público no Ministério do Planeamento, os 300 milhões de dólares que constituem o orçamento total do projecto estão distribuídos pelas 4 componentes e suas subcomponentes.

“Por exemplo”, explicou Laércio Cândido, “para melhorar o ambiente de negócio nós temos um conjunto de actividades programadas e também o reforço em equipamentos, meios técnicos e infraestruturas ao longo do Corredor do Lobito, um investimento à volta dos 40 milhões de dólares.”

Relativamente ao reforço das infra-estruturas dinamizadoras, o Projecto prevê investir 100 milhões de dólares e vai igualmente preparar um fundo para a preparação de projectos no âmbito das parcerias públicos privadas, a ser fundeado com cerca 10 milhões de dólares dos Estados Unidos.

Já, em sede da Componente 3, estão previstas acções de financiamento à economia nacional e a capitalização do Fundo de Garantia de Crédito com um total de 80 milhões de dólares dos Estados Unidos, 48 dos quais já foram desembolsados. “Com recurso a alavancagem, estes valores poderão garantir em financiamento cerca de 160 milhões de dólares norte-americanos,” disse o Director do Projecto.

As quatro componentes que sustentam o Projecto “Diversifica Mais” estão focalizadas em criar condições facilitadoras para a prática económica como, a criação de empresas e o desenvolvimento do comércio quer do ponto de vista legal e financeiro, quer em termos de reforço de infra-estruturas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram