Rail 2025 – Projecto Diversifica Mais destacado como eixo estratégico para o Corredor do Lobito

O Projecto “Diversifica Mais” marcou uma presença estratégica no 3.º Ciclo Internacional sobre Técnicas Ferroviárias – Rail 2025, realizado nesta terça-feira, 3 de Junho, no Auditório “Albina Assis” do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, em Luanda.

O evento, promovido pela Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola com apoio institucional do Ministério dos Transportes, congregou especialistas nacionais e internacionais sob o lema “O Transporte e a Logística Ferroviária como Factor de Planeamento e Desenvolvimento Sustentável de Angola.”

No painel inaugural, subordinado ao tema “O transporte ferroviário e a logística como meios indispensáveis ao Planeamento e Desenvolvimento de Angola”, a representante do Projecto Diversifica Mais, Vacha Cardoso, Assistente em Parcerias Público-Privadas, apresentou a visão integrada do projecto que pretende apoiar a transformação do Corredor do Lobito num eixo logístico de excelência.
Durante a sua intervenção, destacou a missão e as quatro componentes estruturantes do projecto, enfatizando que a primeira visa promover a criação de um ambiente regulatório eficaz, capaz de acelerar a execução de iniciativas comerciais e facilitar o acesso aos serviços públicos por parte de empreendedores, empresas e investidores.

Vacha Cardoso referiu que estão mobilizados mais de 100 milhões de dólares para a implementação da Componente 2 virada para criação de Mecanismos de Preparação de Projectos de PPP e Concessões para a implementação de infraestruturas produtivas, sendo a Plataforma Logística da Caála, na província do Huambo, um dos investimentos-chave a ser executado em articulação com a ARCCLA – Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola.
Sublinhou ainda que, em sede da Componente 3, uma das prioridades do Diversifica Mais é o apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que representam a base da economia real nacional. Esta aposta materializa-se por via de programas de capacitação e financiamento dinamizados em parceria com o INAPEM.

Outro ponto de destaque foi o Plano Director do Corredor do Lobito, considerado um documento estruturante em curso de elaboração em fases, através de concurso público internacional. Segundo Vacha Cardoso, esta iniciativa é determinante para consolidar a governança, planeamento e integração das acções logísticas e de transporte que convergem no Corredor do Lobito.
Na abertura do evento, o Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, reiterou que, num país de dimensão continental como Angola, com vastos recursos e centros de produção frequentemente afastados dos pontos de consumo e exportação, investir em infra-estruturas ferroviárias é uma decisão estratégica de longo alcance.

Para o governante, o caminho-de-ferro deve ser entendido como a coluna vertebral da integração territorial e competitividade económica, ligando regiões, reduzindo custos logísticos e projectando o país no plano regional e internacional.

O ministro revelou que está em marcha um plano ferroviário assente em cinco eixos estruturais, com destaque para a expansão da rede nacional em mais de 1.200 km, a reabilitação do troço Zenza-Cacuzo e a criação de corredores de integração logística entre o interior e os portos, bem como com os países fronteiriços.
Também participou no painel inaugural o Presidente do Conselho de Administração da ARCCLA, Catarino Pereira, que abordou os principais desafios das infraestruturas logísticas, enfatizando o seu papel crucial no desenvolvimento sustentável e na dinamização do comércio regional.

A sessão contou ainda com representantes da Lobito Atlantic Railway – LAR, concessionária do Corredor do Lobito, bem como com os presidentes dos Conselhos de Administração dos Caminhos-de-Ferro de Benguela e do Moçâmedes, António Cabral e António da Cruz.

Estiveram igualmente presentes representantes de instituições públicas e privadas do sector logístico e de transportes, num encontro que reforça a relevância do diálogo técnico e da concertação institucional para a implementação das reformas em curso no sector ferroviário angolano.

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