O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco Angolano de Investimento (BAI) assinaram, na amanhã desta sexta-feira, 11 de Outubro, um memorando de entendimento em torno da Linha de Garantia Crédito Diversifica Mais.
A assinatura do presente protocolo abre possibilidades de financiamento aos empresários que actuam no mercado angolano.
A cerimónia de assinatura do documento foi prestigiada pelo Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos. O Ministério do Planeamento é o departamento ministerial que tem a tutela do Projecto “Diversifica Mais”.
O Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, assegurou na ocasião que, com o montante acima referido, uma vez capitalizado, vai ser possível a alavancagem em termos de concessão de crédito a projectos por via da banca comercial, em cerca de 160 milhões de dólares dos Estados Unidos.
Portanto, com a celebração do presente protocolo para a concessão de crédito à economia real, já existem dois bancos que aderiram à linha de garantia de crédito “Diversifica mais”, o BFA e o BAI.
A iniciativa acontece em sede da componete 3 do Projecto “Diversifica Mais” dedicada ao reforço das capacidades das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e acesso ao financiamento, mais concretamente na sua vertente de garantia de créditos parciais, ou seja, partilha de riscos para concessão de créditos a empresas solventes que actuam no mercado nacional com grande foco para o sector não petrolífero.
O Fundo de Garantia de Crédito é uma das entidades implementadoras do Projecto e tem a responsabilidade de assegurar, através de garantias públicas, os riscos inerentes ao processo de financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).
O Projecto “Diversifica Mais” espera capitalizar o FGC com um total global estimado em USD 80 milhões de dólares norte-americanos, dos quais já foram desembolsados USD 48 milhões.